Oque são carências e como antecipar

Oque é carência e como escolher a forma de pagamento ideal para suas necessidades

As carências em um plano dental é o período de tempo que o beneficiário deve esperar para poder usar os serviços do plano, mesmo já tendo pago a mensalidade: 

  • As Carências são um item que deve ser observado antes de fechar negócio com um plano odontológico. 
  • O prazo de carência é estabelecido no contrato do plano e deve ser cumprido pelo segurado. 
  • Prazo de carência pode variar bastante de uma empresa para outra

As carências são previstas em lei e determina quando o beneficiário poderá usar todos os serviços e benefícios do seu convênio odontológico. 

Planos com carência de 24 horas, até 180 dias são oferecidos, sendo indicados para situações em que não há urgência em consultar um dentista. No entanto, quando é necessária uma visita mais imediata ao dentista, planos com períodos de carência mais curtos devem ser escolhidos.

Assim, planos com carência zero podem ser contratados, permitindo que uma consulta seja agendada após apenas 24 horas de assinatura do contrato.

Em planos odontológicos, as carências também dependem do tipo de tratamento e da forma de pagamento escolhida.

Quando o cliente opta por formas de pagamento como cartão de crédito ou boleto anual, as carências são geralmente reduzidas. Isso ocorre porque o pagamento antecipado ou integral oferece maior segurança financeira para a operadora do plano, permitindo que ela diminua o período de espera para que o cliente tenha acesso aos serviços, como consultas, exames e tratamentos.

Em contraste, se o pagamento for parcelado mensalmente ou de forma diferente, a operadora pode impor carências mais longas para proteger o seu fluxo de caixa, já que o valor total do plano não é recebido de imediato. Assim, os clientes que optam por formas de pagamento como cartão de crédito ou boleto anual têm a vantagem de reduzir o tempo de espera para utilizarem os tratamentos cobertos pelo plano dental, como restaurações, limpezas, extrações e outros procedimentos odontológicos.

Portanto, a escolha de pagamento influencia diretamente no tempo de carência, sendo que o pagamento antecipado geralmente garante acesso mais rápido aos serviços oferecidos.

Como exemplo o plano odontológico Amil 205:

Contratação por Boleto Mensal:

  • Consulta, Limpeza e Raio-X: Carência de 30 dias.
  • Restauração, Cirurgia e Extração: Carência de 90 dias.
  • Canal e Tratamento de Gengiva: Carência de 120 dias.
  • Coroas: Carência de 180 dias.

Contratação por Cartão de Crédito ou Boleto Anual:

Optando pela contratação via cartão de crédito ou boleto anual, todos os tratamentos estarão liberados em 24 horas, sem a necessidade de cumprir as carências estabelecidas.

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